Elan Mello

Conheça Elan Mello: O Mestre da Microcapilar®!

Elan Mello é um artista e dermopigmentador brasileiro, conhecido como o pioneiro e criador da Micropigmentação Capilar, um procedimento que elimina os vestígios da calvície, falhas e cicatrizes no couro cabeludo. Ele começou a se interessar pela arte de dermopigmentação aos 8 anos de idade, quando viu uma reportagem sobre tatuagem na TV. Desde então, ele desenvolveu diversas técnicas e habilidades em diferentes áreas artísticas, como pintura, escultura, ourivesaria, web design e joalheria. Ele também é comendador e recebeu vários prêmios por sua contribuição à estética capilar. Ele tem clínicas no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde realiza a Microcapilar® e outros tratamentos para a recuperação capilar, e também atende em Portugal.

Descubra a Microcapilar®, a técnica que revolucionou a micropigmentação capilar com Elan Mello

Com mais de 40 anos de experiência e reconhecimento internacional, Elan traz resultados transformadores, trazendo beleza e confiança aos seus pacientes em cada traço! 🏆🎨.

💡 Inovação em Detalhes: A Microcapilar® é uma obra-prima de arte e ciência, criada com precisão para um resultado natural e duradouro, livre de cortes e pontos.

Resultados Premiados: Sua excelência e dedicação o tornaram um ícone da dermopigmentação, conquistando prêmios e a admiração de médicos do setor.

💫 Uma Jornada de Sucesso: Acompanhe a trajetória do mestre da Microcapilar® e inspire-se na sua missão de transformar vidas.

Elan Mello: O Dermopigmentador Pioneiro na Micropigmentação Capilar

Com mais de 40 anos de experiência em dermopigmentação na área artística (desde 1978), e na estética e paramédica desde os anos 90, Elan Mello é um conceituado dermopigmentador.

Em 2012, ele tornou-se pioneiro ao apresentar ao mundo a técnica de Micropigmentação Capilar no programa “Mais Você” da TV Globo. Desde então, a dermopigmentação no couro cabeludo vem sendo a técnica mais utilizada no mundo para tratar e camuflar a calvície.

Expertise em Micropigmentação Capilar

Elan é um especialista em Micropigmentação Capilar e criou o procedimento em 2008. Desde então, ele tem aprimorado a técnica e desenvolvido novas abordagens, incluindo uma técnica específica para cabelos grandes, que aumenta a densidade capilar. Essa técnica é amplamente utilizada como complemento a transplantes capilares e para mulheres.

Ele também foi o primeiro a nível mundial a mostrar Micropigmentação Capilar para cabelo grande, tornando o procedimento mais adequado para diferentes tipos de cabelo. Adicionalmente, Elan inovou ao criar a Microcapilar Fio a fio, que reproduz de forma inédita o fio de cabelo.

Conte com a Experiência de Elan Mello

Não perca a oportunidade de contar com a expertise e pioneirismo de Elan Mello para um tratamento eficaz contra a calvície. Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta.


FAMOSOS FAZEM A MICROCAPILAR® COM ELAN MELLO

ALGUNS CLIENTES FAMOSOS QUE REALIZARAM A MICROCAPILAR® COM ELAN MELLO SÃO:

Gretchen

Cantora


Isis de Oliveira

Atriz – Novela Roque Santeiro


Roberto Carlos

Cantor


Dedé Santana

Ator – Os Trapalhões


Gracyanne Barbosa

 Digital Influencer – Musa Fitness


Belo

Cantor


Daniel Silveira

Deputado Federal 2018 – 2022


Paulo Barros

Carnavalesco Campeão do Carnaval do Rio


David Brazil

Influenciador Digital – Promoter


Roberto Canásio

Radialista da Radio Globo


Norival D’Ângelo

Baterista da Banda RC 7 (Roberto Carlos)


Rodrigo Phavanello

Ator e Cantor (Ex Dominó)


Jacaré (Ex “É o Tchan”)

Ator e Dançarino


Marcelo Saback

Ator e roteirista – Escreveu o Filme “De Pernas Pro Ar”


A TRAJETÓRIA ARTÍSTICA VERSÁTIL DE ELAN MELLO

Elan é um artista completo que se destaca em diversas vertentes das artes plásticas, como desenho artístico, publicitário, arquitetônico e pintura em tela. Desde os 10 anos de idade, mostrava seu talento na pintura de tela, participando de diversas exposições e vernissages, onde sua habilidade com as pinceladas impressionava a todos.

Além disso, Elan também realizou trabalhos na ourivesaria, desenhando e fabricando joias em ouro e prata com pedras preciosas e semipreciosas, bem como mostra seu talento em esculturas em pedra sabão e madeira.

Elan também cursou e praticou desenho publicitário no INAP – Instituto Nacional de Artes e Projetos, demonstrando habilidade em comunicação visual e publicidade.

Com apenas 9 anos de idade, em 1979, começou a fazer trabalhos de dermopigmentação artística, tornando-se um dos primeiros tatuadores do Brasil. Ao longo dos últimos 43 anos, Elan desenvolveu obras no segmento artístico, estético e paramédico da dermopigmentação, sendo reconhecido como um dos maiores especialistas no assunto.

Com sua ampla experiência e habilidades em diversas áreas das artes plásticas e dermopigmentação, Elan se tornou um nome de destaque e referência no mercado, conquistando a confiança e admiração de seus clientes e profissionais médicos que trabalham com transplante capilar.

  • Dermopigmentação artística: realizada por mais de 30 anos na área de tatuagem, de 1979 a 2012.
  • Dermopigmentação estética: destaque em sobrancelhas, contorno dos olhos e preenchimento de lábios, de 2005 a 2012.
  • Dermopigmentação paramédica: especialista em reconstrução de aréola de seios, camuflagem de estrias, cicatrizes, manchas de pele e vitiligo, de 2007 a 2012.
  • Micropigmentação Capilar: habilidade em técnicas de micropigmentação capilar desde 2008, quando criou a micropigmentação capilar, até os dias atuais.

Elan Mello dedica-se atualmente exclusivamente à micropigmentação capilar, onde se realiza como artista e profissional, tendo desenvolvido trabalhos que são verdadeiras obras de arte e que têm grande impacto na autoestima de seus clientes.

Ele realiza mais de 400 procedimentos por ano e vê a micropigmentação capilar como uma evolução natural de sua carreira artística, que se baseia em sua vasta experiência em diferentes segmentos das artes.

TRAJETÓRIA NAS ARTES

Trajetória artística de Elan Mello: da infância aos dias atuais, da pintura à Micropigmentação Capilar

  • 1970 – Elan Mello nasceu em Ituiutaba, interior de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, Brasil. Ele é filho de Eurípedes da Costa Mello, arquiteto e político, e Maria de Lourdes M. Mello, professora. Elan é o terceiro de quatro filhos.
  • 1977 – Com apenas 7 anos de idade, Elan viu sua avó materna, Edith, tecer uma colcha de crochê. Curioso, perguntou como se fazia e surpreendeu a todos mostrando sua primeira habilidade manual, ajudando a matriarca a tecer a colcha com perfeição nos pontos.
  • 1977 – Elan fez amizade com os filhos de ciganos que acamparam próximo de sua casa em Ituiutaba, e aprendeu a elaborar pulseiras e tachos de cobre, artefatos tradicionalmente fabricados por ciganos. Ele fazia as pulseiras de cobre e vendia para a vizinhança.
  • 1978 – Com apenas 8 anos de idade, Elan teve sua primeira experiência com a arte de tatuar. Também criou e desenhou uma logomarca para um hotel projetado pelo pai, que era arquiteto e viu no filho talento e capacidade para a missão.
  • 1979 – Com 9 anos de idade, Elan começou a praticar a pintura em tela (óleo sobre tela) e fez sua primeira exposição no centro cultural de Ituiutaba, demonstrando talento na área.
  • 1980 – Elan começou a praticar intensamente desenhos artísticos, demonstrando talento e criatividade em desenhos em grafite (lápis) com temas diversos que criava.

  • 1982 – Com apenas 11 anos de idade, Elan iniciou sua carreira de tatuador em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, cobrando por sua arte. Também realizou algumas esculturas em madeira e pedra-sabão.
Foto que mostra Elan Mello com 12 anos de idade já exibindo uma tatuagem de sol com gaivota no peito, que foi um tema muito usado na velha escola de tatuagem na década de 80. A tatuagem foi realizada por ele mesmo, que marca a época que iniciou na dermopigmentação.
  • 1983 – Ainda em Belo Horizonte, Elan realizou trabalhos com linhas em “tear” e artesanatos, além de executar muitos trabalhos de pintura “óleo sobre tela”. Ele começou a fazer trabalhos de desenho publicitário depois de concluir um curso no INAP – Instituto Nacional de Artes e Projetos.
  • 1984 – Elan aprendeu e praticou o desenho de joias e ourivesaria, criando e fabricando joias com modelos impressionantes.
  • 1985 – Ele retornou para Ituiutaba com seus pais, onde continuou praticando a tatuagem (dermopigmentação artística) em seu estúdio, sendo o primeiro estúdio de tatuagem do Triângulo Mineiro. Permaneceu lá tatuando e, paralelamente, praticando as diversas modalidades da arte que dominava. Ele também abriu uma fábrica de joias em prata.
  • 1994 – Elan voltou a morar em Belo Horizonte, onde conheceu sua esposa e companheira de todas as horas, Vanessa Mello. Eles se casaram e juntaram suas vidas desde o primeiro dia em que se conheceram e, em pouco tempo, oficializaram a união com o casamento. Nesse período Elan continuou executando alguns trabalhos de tatuagem.

  • 1998 – Nascia a clínica Elan Mello (de 1998 até atualmente), incentivado pela esposa Vanessa, que trabalha com Elan desde que se conheceram, oferecem serviços de dermopigmentação na maquiagem definitiva e área paramédica. Praticava diariamente a dermopigmentação artística (tatuagem), estética e paramédica.
  • 2001 – Elan começou a praticar intensamente o óleo sobre tela, participando de várias exposições e vernissages. Com o destaque na mídia, fez vários quadros até 2006. Também começou a desenvolver trabalhos de webmaster e web-designer.

  • 2007 – Remontou sua fábrica de joias e fez várias obras de ourivesaria e desenho de joias, paralelamente ao trabalho desenvolvido na dermopigmentação.

  • 2008 – Criou e começou a praticar a Micropigmentação Capilar (Microcapilar®) de forma inédita.
  • 2012 – A clínica Elan Mello passou a se chamar Elan Mello Micropigmentação Capilar e passou a oferecer somente a Micropigmentação Capilar (Microcapilar®).
  • 2012 – Durante uma viagem de férias de um mês ao Rio de Janeiro, a apresentadora Ana Maria Braga ouviu falar do trabalho inédito de Micropigmentação Capilar (Microcapilar®) de Elan e o convidou para mostrar a técnica em seu programa na TV Globo. Após a entrevista ter destaque em rede nacional, Elan foi procurado por Dedé Santana e Roberto Carlos, além de sua agenda ficar cada vez mais disputada pela novidade oferecida. Com essa reviravolta e estímulo em sua carreira, Elan e Vanessa passaram a morar no Rio de Janeiro e se consolidaram como os criadores da Micropigmentação Capilar (Microcapilar®). A técnica se espalhou de maneira espantosa e hoje Elan e Vanessa são os principais responsáveis pela criação de uma indústria mundial que movimenta e emprega muitas pessoas, além de ajudar na elevação da autoestima das pessoas.
  • 2013 – Elan criou técnicas exclusivas de Micropigmentação Capilar, como as técnicas Microcapilar® Fio a fio e Microcapilar® Fundo Denso®, além de procedimentos para mulheres e cabelos grisalhos, criando procedimentos para todos os perfis.

Durante toda essa trajetória mesmo trilhando esses diversos segmentos artísticos, Elan Mello nunca deixou de trabalhar com a dermopigmentação. Ele possui mais de 40 anos de prática em dermopigmentação, o que o torna um profissional experiente e renomado na área.

Essa é a base que teve para criar e trabalhar hoje com a Microcapilar®, sendo um amadurecimento natural de sua arte (de 1978 a 2023).

OBRAS DE ARTE REALIZADAS POR ELAN MELLO


ELAN MELLO E AS PREMIAÇÕES PELA MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR

Elan Mello recebeu diversas premiações pelo seu trabalho na Micropigmentação Capilar. Entre elas, destacam-se:

  • Melhor empresa e profissional da Micropigmentação Capilar em 2018 pela ANCEC.
  • Melhor profissional do ramo em 2018 pela Águia Americana.
  • Melhor empresa e profissional da Micropigmentação Capilar em 2019 pelo INQC.
  • Condecoração com a Comenda, tornando-se o primeiro dermopigmentador comendador pela ANCEC.
  • Recebimento da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek e do certificado pela FALASP em homenagem realizada no Clube Piratininga em São Paulo.
  • Melhor empresa e melhor empresário (Vanessa Mello) do ramo da Micropigmentação Capilar em 2019 pela LAQI.
  • Profissional do segmento da Dermopigmentação do ano de 2022 no Brasil pelo Instituto Águia Americana.
  • Empresa e Profissional da Micropigmentação Capilar em 2022, pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação.

Essas premiações mostram a excelência e a qualidade do trabalho de Elan Mello, reconhecido como o maior profissionais do ramo da Micropigmentação Capilar no Brasil.


ELAN COMEÇOU NA DERMOPIGMENTAÇÃO AOS 8 ANOS DE IDADE (EM 1978)

A primeira tatuagem de Elan Mello, sendo a primeira experiência de dermopigmentação

Elan Mello é conhecido como o pioneiro e criador da Micropigmentação Capilar. Desde os 8 anos de idade, ele mostrou interesse pela prática da arte da dermopigmentação. Em 1978, após assistir a uma reportagem na TV Globo que falava da tatuagem como uma nova tendência europeia que havia chegado ao Brasil, ele se apoderou de uma agulha de costura e tinta de caneta e tentou tatuar uma adaga no antebraço esquerdo.

O desenho foi feito sem nenhuma técnica e saiu logo em seguida, mas para Elan, aquela foi a sua primeira tatuagem e ali ele teve a sensação de que se traçava o próprio destino com “tinta no sangue”. Desde então, ele vive e contribui para a história da dermopigmentação no Brasil.

Todas as tatuagens que Elan possui até hoje foram feitas por ele mesmo, incluindo uma marcante que fez em si mesmo em 1983, aos 12 anos de idade. Essa tatuagem era do “sol com gaivota”, que era muito popular na época, impulsionado pelo personagem Nando, interpretado pelo ator Mario Gomes na novela “Guerra dos Sexos” da TV Globo, em sua primeira exibição em 1983. Essa experiência foi um dos marcos iniciais da carreira de Elan como um dos precursores da tatuagem artística no Brasil.

Intimidade única com a implantação de pigmentos na derme

Os primeiros passos da dermopigmentação no Brasil foram influenciados por Elan Mello. Ele praticou a dermopigmentação de maneira tão intensa e variada que adquiriu conhecimento e intimidade únicos com a implantação de pigmentos na derme. Elan iniciou na dermopigmentação no segmento artístico, sendo um dos primeiros tatuadores do Brasil numa época em que só conhecíamos a tatuagem como tipo de dermopigmentação.

Em 1982, com apenas 12 anos de idade, Elan Mello já comercializava sua arte, obtendo retorno financeiro pelo seu trabalho. Naquela época, a dermopigmentação no Brasil ainda estava em seus primórdios, e os materiais necessários, como máquinas (dermógrafos), pigmentos, agulhas e acessórios, eram escassos e difíceis de obter, especialmente por se tratar de uma época sem internet. Tudo era importado, o que tornava o cenário desafiador para a prática da dermopigmentação.

Improviso, criação e adaptação

Foi necessário improvisar, criar e adaptar, e assim foram dados os primeiros passos rumo ao que é a realidade do segmento hoje no Brasil. Naquela época, os tatuadores executavam seus trabalhos de forma manual, sem máquinas (dermógrafos), com agulhas de bazar (nº 12) e tintas para desenho. Era um tempo em que verdadeiros artistas conseguiam grandes obras de arte com pouquíssimos recursos.

Quatro anos de trabalho manual

Elan Mello executou seu trabalho durante os 4 anos iniciais de forma manual, utilizando agulhas amarradas em palitos de fósforo. Esse método foi fundamental para que ele desenvolvesse total intimidade com a pele, o que se tornou um fator influente nos resultados impressionantes de sua Micropigmentação Capilar atualmente. Vale ressaltar que esses métodos e materiais eram os disponíveis no final da década de 70 e início da de 80.

A primeira máquina de tatuagem (dermógrafo)

Em 1986, surgiram algumas máquinas de tatuagem fabricadas por poucos, e foi nesse ano que Elan Mello adquiriu sua primeira máquina de tatuagem (dermógrafo) de uma pequena fábrica de “garagem”, que utilizava motores de barbeador “Philishave anos 80”. Naquela época, essa tecnologia era considerada avançada no Brasil, representando um passo importante no desenvolvimento da dermopigmentação no país.

Os motores de barbeador “Philishave” dos anos 80 foram utilizados na fabricação de máquinas de tatuagem devido ao seu mecanismo de eletroímãs -110 ~ 220 v , que permitia o movimento de “vai e vem” das agulhas.

Acompanhou toda a evolução da dermopigmentação até os dias atuais

Desde seus primeiros dias de trabalho manual, Elan Mello tem sido testemunha da evolução contínua da dermopigmentação. Ao longo dos anos, ele viu a chegada de novos materiais e equipamentos provenientes de diversas partes do mundo, o que possibilitou o desenvolvimento e o fortalecimento da dermopigmentação tanto na área estética quanto na paramédica. A globalização, impulsionada pela internet, desempenhou um papel crucial no progresso dessa área, conectando profissionais e fornecedores de materiais de diferentes lugares e contribuindo para o aprimoramento constante da prática.

Mostrando grandes trabalhos

Ao longo dos anos, Elan Mello aprimorou sua técnica de dermopigmentação, conquistando reconhecimento por sua habilidade em produzir resultados refinados e naturais nas áreas artística, estética e paramédica. Seu talento sempre foi especialmente requisitado para trabalhos em cicatrizes e áreas paramédicas, como manchas de pele, vitiligo, imperfeições da derme, aréolas de seios e correções de cicatrizes de acidentes ou cirurgias plásticas. Profissionais da medicina e indivíduos que necessitavam de serviços de correção sempre buscaram seus serviços com confiança.

Regulamentação e Controle dos Órgãos Governamentais de Saúde

O crescimento acelerado da dermopigmentação no Brasil (ANVISA), na Europa e no mundo impulsionou a regulamentação da prática e o uso de materiais seguros, com o objetivo de garantir a segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais envolvidos. Essa medida significativa contribuiu para a profissionalização e para a melhoria da qualidade da dermopigmentação em escala global..

O surgimento da Micropigmentação Capilar: uma ideia vinda dos próprios calvos

A Micropigmentação Capilar, uma ideia genial, surgiu dos próprios calvos, que buscaram a expertise de Elan Mello na dermopigmentação e fizeram o pedido. Eles desejavam ter cabelo de novo no couro cabeludo, e Elan atendeu esse desejo com maestria, tornando-se pioneiro na área. Agora, muitos podem desfrutar dessa solução estética incrível!

Elan Mello enfatiza que os verdadeiros idealizadores da técnica de micropigmentação capilar foram aqueles que sofriam com a falta de cabelo e a calvície. Eles foram os que presentearam Elan e o mundo com essa ideia tão criativa e inspiradora, alimentada pelo desejo de recuperar a aparência natural de seus cabelos.

Embora a ideia tenha vindo dos pacientes, foi a habilidade, a arte e a experiência de Elan Mello em dermopigmentação que tornaram possível a implementação da técnica. Elan foi o instrumento dessa criação, dando vida à ideia e transformando-a nessa técnica especializada e eficaz: a micropigmentação capilar. Atualmente, a marca registrada de Elan Mello, a Microcapilar®, é o maior e mais expressivo registro no ramo da micropigmentação capilar.


COMO SURGIU A IDEIA E COMO ELAN CRIOU A MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR?

Em 2007, Elan Mello já se destacava na área paramédica com procedimentos para camuflar cicatrizes, manchas de pele, recuperar aréolas mamárias e pigmentar vitiligo, com resultados impressionantes.

Com a popularização da internet, aqueles que sofriam com calvície começaram a procurar soluções para o problema, e encontraram nos trabalhos de tatuagem e maquiagem definitiva de Elan uma possibilidade de esconder a calvície desenhando cabelos na careca.

Os resultados dos trabalhos de Elan chamaram a atenção dos calvos que, ao enviar e-mails para o profissional, sugeriram a possibilidade de realizar um trabalho semelhante na região do couro cabeludo.

Com a ideia em mãos, Elan desenvolveu técnicas especializadas com a Micropigmentação Capilar e começou a executar esse trabalho de forma inédita em 2008, atendendo às necessidades daqueles que sofriam com a perda de cabelos.


MICHAEL JACKSON COM A MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR

Para darmos o crédito de idealizador da Micropigmentação Capilar para alguém, essa pessoa seria Michael Jackson, ele mesmo, o Astro Pop.

Após uma extensa pesquisa, Elan Mello fez uma descoberta fascinante e inédita sobre a Micropigmentação Capilar: a utilização da técnica pelo famoso astro pop Michael Jackson. Os documentos da autópsia revelaram que o cantor já utilizava algum tipo de tatuagem no couro cabeludo para camuflar sua calvície, tornando-se assim o primeiro registro oficial e documentado da técnica. Essa descoberta de Elan comprova mais ainda a eficácia da Micropigmentação Capilar.

Com sua mente de gênio e visão artística, é possível que Michael Jackson tenha sido o idealizador da técnica de Micropigmentação Capilar e tenha procurado um tatuador para colocá-la em prática, mostrando que a camuflagem de calvície sempre foi uma preocupação estética para muitas pessoas, inclusive para o rei do pop.

Dessa forma, Jackson mostrou mais uma vez sua genialidade e inovação, marcando não só a história da música, mas também, mesmo que de maneira involuntária, da beleza e estética capilar.

A AUTÓPSIA DE MICHAEL JACKSON

Veja na autópsia do cantor Michael Jackson, no documento oficial e repare quando citam a técnica.

No item 10 da pagina 4 na sessão 12 diz: “há uma coloração da pele escura que se assemelha a uma tatuagem na metade anterior do couro cabeludo”.

Autopsia de Michael Jackson revela que o astro pop usava pigmento tatuado no couro cabeludo para disfarçar a calvície e documenta oficialmente que ele já usava a Micropigmentação Capilar colocando o Rei Pop como o idealizador da técnica.

NÃO HÁ PROVAS ANTERIORES

Não há como saber com certeza se o tatuador que executou a dermopigmentação na cabeça de Michael Jackson já fazia esse tipo de trabalho. O mais provável é que o cantor tenha tido a ideia e procurado um tatuador para executá-la.

Embora possa haver outras pessoas que tenham utilizado essa técnica antes de Michael Jackson, não há provas documentais oficiais que comprovem isso, o que atribui a ele os créditos de idealizador da Micropigmentação Capilar.

Apesar disso, quando falamos que Elan Mello criou a Micropigmentação Capilar, estamos nos referindo ao fato de que ele foi o primeiro a desenvolver de maneira profissional uma dermopigmentação adaptada especificamente para camuflar a falta de cabelos no couro cabeludo.

Tanto Elan Mello quanto Michael Jackson são gênios que, de alguma forma, seus caminhos se cruzaram e ajudaram a resolver o problema da calvície e da falta de cabelos para muitas pessoas.